Home / Prefeitura / Turismo / COMTUR

COMTUR

No dia 21-05-2014 às 19:30 na Câmara Municipal de Barra do Turvo, foi realizada a Reunião de Criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Confira todos os detalhes, abaixo:

Reunião realizada no dia 21 de maio de 2014 às 19h30 na Câmara Municipal de Barra do Turvo, sob a presidência provisória do Diretor de Turismo Alex Moreira Sousa.

Abrindo os trabalhos o sr Vandir dos Santos Neto (Diretor de Fomento e Resgate à Cultura) fez uma breve introdução sobre os temas que seriam tratados, agradecendo a presença de todas as autoridades, em especial ao Prefeito Municipal Henrique da Mota Barbosa, Secretários, Diretores, Empresários, Educadores, Alunos Pronatec e Plateia Geral.

Logo anunciou a composição da mesa: sendo o primeiro a ser chamado o Sr Roberto Nunes da Rosa (presidente da Câmara Municipal), seguido por José Claudio dos Santos Machado (Secretário de Desenvolvimento Econômico), Alex Moreira de Sousa (Diretor de Turismo) e Vandir dos Santos Neto (Diretor de Resgate e Fomento à Cultura), e se iniciou a reunião.

A palavra é dada ao sr Roberto Nunes da Rosa que agradeceu a todos presentes, parabenizando ao prefeito municipal Henrique da Mota Barbosa e sua equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico por este momento histórico para o município. Falou sobre a importância do COMTUR para o município de Barra do Turvo e sobre alguns trabalhos de sucesso em um passado não muito distante, em especial o Voo Livre, que infelizmente não houveram continuidade.

O sr Vandir dos Santos Neto inicia a apresentação do COMTUR explicando o que seria o Conselho Municipal de Turismo, seu Regimento Interno que trata do seu funcionamento e por fim quais os benefícios que o COMTUR trará ao município que deseja pleitear o título de Cidade de Interesse Turístico.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico sr Jose Claudio dos Santos Machado dá uma visão ampla ao demonstrar como o conselho iria relacionar a iniciativa privada e o poder público na busca de benefícios econômicos para o setor de turismo no município.

Diretor de Turismo, o sr Alex Moreira de Sousa traz uma visão daqueles que atuam no dia a dia com o Turismo, demonstrando os benefícios que o conselho traria para todos os setores que sofrem influência direta ou indireta deste setor.

A mesa abre espaço para perguntas e participação da plateia, recebendo a primeira solicitação de Jean Carlos de Marchi (Dentinho), que contou a história de sucesso de Barra do Turvo com o Voo Livre e suas experiências, demonstrando a necessidade de um conselho para ter mantido esse trabalho que se perdeu com o tempo.

Seguido por Antônio Carlos da Mota Ferreira (Cacá) que fez uma breve comparação da experiência obtida a partir da criação da Associação Pro-Leite, suas dificuldades e a falta de credibilidade inicial dos conselhos e formas de organizações, demonstrando os belos frutos trazidos quando feito com vontade e dedicação de pessoas interessadas. Hoje, possuem muitos associados e funcionam muito bem, levando Barra do Turvo a ter destaque nacional e internacional na produção de leite de búfala.

O vereador Luiz Mendes Cardoso dos Santos chama atenção para necessidade de criação do conselho, também sobre as dificuldades legais encontradas para realização do evento mais tradicional do município no momento, o Rodeio da Festa de Agosto, atividade que hoje sofre embargos legais em diversos municípios e que Barra do Turvo precisa se preparar para não perder o evento. Neste momento Vandir dos Santos Neto, chama atenção sobre o papel do conselho em assegurar o mantimento deste evento cultural tradicional do município via COMTUR.

O vereador José Sandro Rodrigues do Nascimento também fala da importância do conselho para organizar o Turismo no município, lembrando que todos os setores ganhariam com o crescimento do turismo e que eventos de grande porte como motocross, 4×4, voo livre sempre movimentaram o município. Novamente Vandir traz um questionamento sobre o COMTUR assegurar em vias legais a criação e mantimento de um calendário de eventos no município.

Com a palavra o vereador Luiz Fernando de Moura demonstra todo seu apoio e satisfação na criação do conselho, ação essa que ele deposita total esperança e apresso, parabenizando à todos os responsáveis por esse passo importante que o município está dando no setor.

Elcio Silva Reis, vereador, diz que a criação do COMTUR tem seu total apoio e da câmara municipal, se colocando à disposição em qualquer momento para auxiliar os trabalhos.

A vereadora Elizabete de Oliveira também expressa seu apoio à criação do conselho e traz boas experiências e histórias de sucesso dos artesões de Barra do Turvo, que tiveram no passado grande expressão em feiras e momentos importantes, porem hoje se encontram esquecidos. Vandir dos Santos Neto novamente lembra a importância do conselho também para resgatar, garantir e promover todo o patrimônio cultural que o município possui.

Após não haver mais nenhuma manifestação para participações, neste momento é solicitado que todos aqueles que desejam manifestar seu interesse em participar do COMTUR, indiquem os titulares e suplentes de cada entidade em um manifesto assinado.

É dado o encerramento das atividades com os cumprimentos a todos da mesa e presentes, que são convidados a participar do cofee break disponibilizado gentilmente pela Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Barra do Turvo.

Barra do Turvo, 21 de maio de 2014.

Em conformidade:

Alex Moreira de Sousa

Presidente do COMTUR

Ata de criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) – 21/05/2014

Fonte: Departamento de Turismo

Ir para o topo